Em Piraquara, 142 apenados foram capacitados em seis cursos profissionalizantes no segundo semestre de 2023 04/12/2023 - 17:11

Foi realizada na Penitenciaria Central de Estado – Unidade de Progressão (PCE-UP), na sexta-feira (1º), a formatura dos cursos profissionalizantes, presenciais e EAD, realizados no segundo semestre de 2023, oportunizados aos custodiados através da parceria entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), com o projeto Universal Nos Presídios (UNP). Na ocasião, 142 pessoas privadas de liberdade (PPL) se formaram nos cursos de Gestão de Empresas, Gestão de Empresas de Transporte, Construção Civil, Auxiliar de Farmácia, Culinária e Barbearia.

“As unidades de progressão no Estado do Paraná têm essa especial missão de colaborar com as questões religiosas, de estudo e laborterapia, e termos um retrospecto tão positivo como foi este segundo semestre de 2023 no Complexo de Piraquara é muito importante. Conseguimos aproximar capacitação profissional, além de valores éticos e religiosos, já que estes cursos chegaram à PCE-UP através de uma instituição religiosa. Essa é a missão da unidade de progressão, não apenas uma unidade penal mas uma nova filosofia de trabalho que tem apresentado resultados muito positivos em todo o estado. Podemos colocar hoje, sem receio de equívoco, que a PCE-UP é uma das grandes referências de tratamento penal humanizado de todo o país. Caminha para isso e vem sendo referenciada junto ao Conselho Nacional de Secretários de Justiça, no qual o Paraná tem cadeira cativa, como modelo de unidade, modelo de tratamento visitado por muitas autoridades importantes de outros estados da federação”, explica o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

O diretor da PCE-UP, Marcelo Adriano da Cunha, parabenizou os formandos enfatizando a importância da educação e do trabalho para o crescimento pessoal desses indivíduos. “O valor desta parceria vai muito além do apoio religioso, pois oportuniza aos custodiados saberes preciosos que serão de grande relevância na retomada de suas vidas em sociedade”, destaca.

“O evento foi um reconhecimento pela dedicação e empenho que os Formandos tiveram ao longo dos meses, durante o período dos cursos. Venceram muitos desafios e obstáculos e esse momento trouxe a eles a reflexão de que todos podem se superar e podem escrever uma nova história”, destaca o pastor Edson Adriano dos Santos, responsável pelo atendimento da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no Complexo Penitenciário de Piraquara.

A pedagoga da PCE-UP, Vanessa Kokott, destaca que uma das ferramentas mais importantes do tratamento penal humanizado é a educação, que é capaz de qualificar o apenado para que ele continue sendo capaz de buscar uma evolução profissional, mas também promove a mudança pessoal, contribuindo para que esta pessoa não mais retorne para o sistema prisional. “A educação, seja ela no formato presencial, EAD ou através da leitura, é uma ferramenta poderosa que transforma pessoas e consequentemente muda vidas”, enfatiza.

“A melhor maneira de retribuir essa oportunidade que nos foi dada é, com todo esforço e empenho, buscar a reintegração social. Uma reintegração efetiva, plena e duradoura, para que assim, possamos ver frutificar as sementes aqui plantadas”, afirma um dos apenados que participou do curso de Gestão de Empresas.