Mês da Mulher: Policial penal londrinense representa força feminina e compromisso com a ressocialização 27/03/2024 - 11:49

Lizandra Valéria Bueno, policial penal há 15 anos, é uma figura que se destaca no sistema prisional do Paraná, não apenas pela sua determinação, mas também pelo seu compromisso com a justiça e reabilitação de pessoas em privação de liberdade. Aos 43 anos, Lizandra é bacharel em Direito, pós-graduada em Gestão Pública com ênfase em Direitos Humanos e especialista em Mediação e Arbitragem. Com vasta experiência no tratamento penal, hoje ela ocupa o cargo de diretora do Tratamento Penal da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Sua jornada começou na Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), localizada no Complexo Penitenciário de Piraquara, onde desempenhou suas primeiras funções diretas com a carceragem. Atuou realizando atividades como soltura para atendimentos, banho, alimentação, escolta, entre outras atividades rotineiras de mulheres privadas de liberdade. Nos últimos anos na unidade, foi inspetora de plantão, com mediação de conflitos, controle de procedimentos de segurança e auxiliar no acesso das apenadas a direitos básicos.

“A experiência na PFP foi essencial para minha carreira profissional, pois foi ali que eu desmistifiquei o conceito de que pessoas presas são más e devem ser excluídas da sociedade, assim como em geral é o pensamento comum. Aprendi na prática que qualquer ser humano, independente da situação, seja em cárcere ou não, se for respeitado e tratado com educação, em geral é este o comportamento que também terá”, comenta Lizandra.

Após seis anos de atuação na unidade, Lizandra foi convocada a trabalhar no setor administrativo da Polícia Penal, onde iniciou suas funções fora do âmbito da carceragem. Sua capacitação de adaptação e liderança em diversos contextos se revelou ao longo dos anos, enquanto transitava por diferentes setores dentro do sistema, todos relacionados ao tratamento penal.

Em 2015, a pedido próprio, foi transferida para a sua cidade natal, em Londrina, onde ficou lotada na Divisão de Monitoração Eletrônica (DME). Depois de cinco anos, foi transferida para o Complexo Social, atuando no acompanhamento de pessoas egressas do sistema penitenciário, em cumprimento de penas privativas de liberdade em meio aberto ou em alternativas penais.

Para Lizandra, a atuação no Complexo Social de Londrina foi uma das melhores experiências em sua trajetória, pois foi o lugar em que conseguiu entender as diversas razões pelas quais uma pessoa chega à criminalidade: “Em geral é por falta de acesso a políticas públicas básicas, estrutura familiar, uso de substâncias ilícitas e evasão escolar. Foi muito impactante aprender e ver na prática que as pessoas não estão na criminalidade porque nasceram más ou porque escolheram, mas sim, porque tiveram uma vida intensa de vulnerabilidades e traumas, com raras exceções”, explica.

Em outubro de 2023, Lizandra Bueno assumiu um novo desafio como diretora de Tratamento Penal da Polícia Penal do Paraná (PPPR), sendo responsável por auxiliar no desenvolvimento e fiscalização de políticas penais em cada regional do Estado. Sua liderança é caracterizada pela sua abordagem humanitária e centrada no indivíduo, reconhecendo que cada pessoa sob custódia do Estado é mais do que apenas um número, e sim alguém com histórias, aspirações e potencial de transformação.

Reginaldo Peixoto, que foi diretor regional de Londrina por seis anos antes de ascender ao cargo de diretor-geral da PPPR, compartilha que trabalhou por muitos anos com Lizandra e sempre admirou seu trabalho: “Ela tem a característica de se comprometer e entusiasmar com as atividades que lhe são atribuídas, apresentando resultados surpreendentes. Foram passadas algumas missões difíceis ao longo dos anos em que ela está à frente dos cargos de gestão e ela tem vencido todas elas com maestria. Inclusive, atualmente, a atividade que vem desempenhando de forma ímpar, é um dos pilares da Polícia Penal. E, em pouco tempo, ela vem adquirindo o respeito em todo o Estado apresentando ótimos resultados de seu trabalho e firmando diversas parcerias”.

Lizandra compartilha que está sendo um grande desafio na sua carreira e vida pessoal: “Primeiramente porque para exercer a função, precisei mudar de cidade junto com a minha família. O que somente ocorreu porque eles têm ciência da minha paixão pelo tratamento penal e sabem o quanto acredito que ações com este objetivo, realizadas diretamente pelas equipes dentro dos estabelecimentos penais, impactam diretamente na possibilidade de evolução de apenados”.

A Polícia Penal do Paraná conta com 2.602 policiais, sendo 318 mulheres. Entre elas, 24 ocupam cargos de gestão, contribuindo para uma abordagem mais diversificada. “Nos meus anos de gestão, sempre incentivei que as mulheres assumissem cargos de liderança, seja em setores ou em unidades prisionais. As mulheres possuem muito comprometimento, não desencorajam diante dos problemas e, principalmente, são muito leais a seus pares”, ressalta Peixoto.

TRATAMENTO PENAL – O tratamento penal é um conjunto de medidas e programas destinados à reabilitação e reintegração de indivíduos que cometeram delitos e estão sob custódia ou em processo de cumprimento de penas. Essa abordagem visa oferecer oportunidades para que o infrator possa se recuperar, se reintegrar à sociedade de maneira produtiva e evitar o retorno à criminalidade e consequentemente ao sistema prisional.

No Paraná, esse trabalho é realizado e desenvolvido majoritariamente por equipes internas da Polícia Penal, com o apoio do Poder Judiciário, entidades sem fins lucrativos, instituições públicas e privadas de ensino, Conselho da Comunidade e demais órgãos públicos parceiros.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Maurício Ferracini, explica que essa medida pode incluir programas de educação, treinamento profissional, assistência psicológica e social, apoio jurídico, acompanhamento médico e psiquiátrico, entre outros. “O tratamento penal reconhece a complexidade dos fatores que levam uma pessoa a cometer crimes e busca abordar esses problemas de forma holística, visando não apenas a punição, mas também a prevenção de futuros delitos. É importante ressaltar que o tratamento penal é baseado em princípios de respeito aos direitos humanos e dignidade das pessoas, buscando garantir que o processo de punição e reabilitação seja justo e equitativo”, explica.

GALERIA DE IMAGENS