Para regularizar escolaridade de apenados, Exame de Equivalência é realizado em unidades penais de Piraquara 16/04/2024 - 14:06

Uma parceria da Polícia Penal do Paraná (PPPR) com a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba promove nesta segunda-feira (15) um Exame de Equivalência, destinado a pessoas privadas de liberdade (PPL) da Penitenciária Central do Estado – Unidade de Segurança (PCE-US) e também da Penitenciária Estadual de Piraquara II (PEP II), ambas localizadas no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. No total, serão 73 custodiados que participarão das provas, que abordam quatro áreas de conhecimento: sociedade e natureza, ciências sociais, língua portuguesa e matemática. O objetivo é erradicar o analfabetismo no sistema prisional do Paraná e criar oportunidades aos apenados para continuidade dos estudos e futura comprovação para mercado de trabalho.

O exame de equivalência é uma avaliação que possibilita às pessoas comprovarem sua escolarização dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Sendo aprovado, o candidato receberá uma declaração que permitirá sua matrícula na fase 2 (do 6º ao 9º ano do ensino fundamental). É uma ação importante para a certificação dos anos iniciais do ensino fundamental e adequação ao ano correspondente à escolarização para aquelas pessoas que não tem como comprovar sua escolaridade.

“Este exame é fundamental para a ressocialização e reinserção desses indivíduos na sociedade após o cumprimento de suas penas. Ter uma qualificação educacional pode aumentar significativamente suas chances de conseguir emprego e levar uma vida mais estável após deixarem a prisão. Além disso, a educação dentro do sistema prisional também contribui para a redução da reincidência criminal, pois oferece aos apenados uma oportunidade de transformação pessoal e crescimento intelectual”, destaca o diretor-geral da PPPR, Reginaldo Peixoto.

“Na PCE-US, esta iniciativa vem de encontro ao posicionamento da unidade que já estava em andamento, com a abertura de turmas específicas de alfabetização, após um levantamento realizado pelo setor de pedagogia da unidade, foram identificados apenados sem comprovação educacional junto à Secretaria de Educação. Dentre estes custodiados, havia ainda um certo número que se recusava a aderir ao sistema de educação ofertado, muito por não querer mudança de cela, de galeria ou mesmo simplesmente não querer participar de estudos”, explica o vice-diretor da unidade, Wilson Vieira.

“O Setor de Pedagogia da PCE-US tem buscado alternativas não só para aumentar o número de apenados estudando e concluindo seus estudos, como tem mantido foco na superação do analfabetismo. Logo, além dos custodiados que estudam na fase 1 (1º ao 5º ano) atendidas pelo Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), a oferta do Exame de Equivalência com certeza será mais uma estratégia producente no sentido dessa superação, proporcionando a conclusão da primeira fase do ensino e a possibilidade da continuidade de seus estudos”, destaca a pedagoga da PCE-US, Ana Rita Serenato Bortolozzo.

Esta ação conta com a parceria da Divisão de Tratamento Penal e da Divisão de Educação e Capacitação, além dos setores de pedagogia e de segurança das unidades penais. As provas foram aplicadas por fiscais da Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de Curitiba, e os resultados deverão ficar disponíveis na próxima semana.