Polícia Penal do Paraná compõe operação integrada no litoral contra o crime organizado 08/12/2023 - 15:05

Na manhã desta sexta-feira (08), a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) deu início a Operação Cidade Segura 4, que faz parte de um conjunto de ações integradas com as polícias Civil, Militar e Penal com o objetivo de combater o crime organizado.

A operação cumpriu 53 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão no Litoral do Estado, Região Metropolitana de Curitiba e duas cidades de Santa Catarina, Itapema e Jaraguá do Sul. Simultaneamente, foram realizadas 30 transferências de apenados ao complexo penitenciário da capital, revista estrutural nas Cadeias Públicas de Guaratuba e Paranaguá, além de encaminhamentos de indivíduos com violação de tornozeleira eletrônica na região.

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) empregou 40 policiais, 15 viaturas e 01 unidade móvel de monitoração eletrônica na operação.

O secretário da segurança pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, destaca que a operação representa um avanço significativo contra a criminalidade no estado, que visa diminuir o número de homicídios no litoral através do trabalho integrado entre as forças policiais.

“Toda semana, dentro de suas responsabilidades e missão constitucional, as forças policiais do Paraná já fazem operações próprias de acordo com suas atribuições. Mas nesse formato que estamos realizando as ações da Operação Cidade Segura, estamos colhendo resultados expressivos que provam a efetividade dela. Já obtemos uma redução de 12% nos homicídios do estado e uma diminuição de 69% no número de roubo. Isso porque as polícias focaram suas energias nos municípios mais críticos, trabalhando pontualmente e de forma integrada para a evolução da segurança pública”, explica.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, reforça que a atuação penitenciária visa dar suporte às forças externas ao sistema: “Através do apoio no recebimento das prisões nas delegacias e transferências presos, além da intensificação de operações de revista nos presídios litoraneos, contribuímos de forma efetiva na operação integrada e no combate ao crime organizado do estado”.

Após coletiva de imprensa na Delegacia Cidadã de Matinhos, o secretário da segurança pública se reuniu com os chefes de todas as forças e prefeitos da região litorânea para alinhamento das ações que serão tomadas durante a Operação Verão Maior Paraná Seguro, que iniciará no dia 16 de dezembro.