Polícia Penal do Paraná recebe novos veículos por intermédio da Secretaria da Segurança Pública 23/11/2023 - 17:12

Na tarde desta quinta-feira (23), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu a doação de sete viaturas do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), que beneficiarão o Setor de Operações Especiais (SOE) e a Divisão de Operações Aéreas Penitenciárias (DOA) do estado.

Seis caminhonetes S10 plotadas foram entregues às chefias das bases SOE de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, e um Gol descaracterizado foi entregue a DOA. Cada automóvel entregue ao SOE tem o valor aproximado de R$203 mil, que serão de uso exclusivo para atividades operacionais.

O SOE é um grupo de intervenções prisionais que atua em situações de crises e operações de alto risco, visando executar ações preventivas ou repressivas. Tem como principal atribuição manter ou restabelecer a ordem e a disciplina em conflitos, motins e rebeliões nas unidades prisionais do Paraná.

A DOA estuda contramedidas e técnicas de operações aéreas que visam combater o arremesso de ilícitos por criminosos no entorno dos estabelecimentos penais, atuando no monitoramento das unidades e na identificação de indivíduos e veículos que se aproximem dos locais.

O secretário de segurança pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, reforçou durante a solenidade o apoio e reconhecimento da secretaria a Polícia Penal: “Eu tenho certeza que esses novos veículos ajudarão muito vocês nas atividades, principalmente porque não são emprestados, mas sim de vocês. Então, simbolicamente, isso representa o respeito que eu tenho pelo Departamento, que hoje tem uma identidade. Nós estamos fazendo o possível para fortalecer os alicerces da Polícia Penal através de uma lei orgânica, de um novo concurso e de novos investimentos.”

O diretor-geral da PPPR, Reginaldo Peixoto, destacou que o Departamento vem sendo tratado com muito respeito e de forma igualitária no âmbito das forças policiais do estado.

“Hoje é um dia feliz para a gente, que marca o início da entrega de trinta veículos que serão destinados ao nosso Departamento. Recentemente, foi anunciado pelo Governo do Estado e Secretaria da Segurança Pública que será realizado um investimento específico nos grupos especiais das forças, o que vai fortalecer ainda mais o trabalho da classe. Agradeço muito porque esse entendimento tem feito os nossos servidores se sentirem cada vez mais valorizados”, finaliza.

O diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Paulo Schlemper, agradeceu à Sesp e ao MJ pelo investimento realizado nas atividades de segurança da Polícia Penal, que irão fortalecer a atividade diária do grupo de operações especiais.

“Nós sabemos da importância de ter equipamentos suficientes para realizar um bom trabalho e cumprir a finalidade a qual o SOE foi destinado. O SOE é mais uma ferramenta da Polícia Penal somada a todos os outros esforços que são feitos pelo Departamento e pela Sesp na segurança do estado.Temos uma tropa a disposição a qualquer hora e a qualquer momento em prol da segurança pública do Paraná”, acrescentou o chefe do Setor de Operações Especiais, Sidnei de Souza Geraldino.