Polícia Penal e Senai oferecem capacitações profissionais para apenados de Ponta Grossa 16/04/2024 - 11:04

A Penitenciária Estadual de Ponta Grossa II (PEPG II) proporciona aos custodiados duas novas oportunidades de capacitação profissional, graças à colaboração entre a Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Com o lançamento dos cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Eletricista Predial, a iniciativa visa equipar os participantes com habilidades essenciais para o mercado de trabalho e facilitar sua reintegração social após o cumprimento da pena. As duas formações ofertadas estão com 25 alunos e possuem 160 horas.

Os cursos estão sendo ministrados em uma moderna sala de aula móvel, fornecida pelo Senai, dentro das instalações da própria unidade prisional. Essa estrutura móvel permite que os apenados tenham acesso a uma formação profissional de qualidade sem a necessidade de deslocamento, tornando o processo educacional mais acessível e eficiente.

Os alunos têm a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos em áreas relevantes para suas futuras carreiras, como rotinas administrativas, atendimento ao cliente, noções de informática, organização de documentos e técnicas específicas da área elétrica.

Além da capacitação técnica, os cursos também abordam questões relacionadas à ética profissional e ao trabalho em equipe, preparando os custodiados não apenas para desempenhar as funções de auxiliar administrativo e auxiliar de eletricista predial, mas também para se tornarem profissionais competentes e éticos.

O diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, destaca que a parceria entre a Polícia Penal e o Senai representa um importante passo na busca por alternativas eficazes de reintegração social. “Temos uma parceria de longa data com o Senai em diferentes regionais da Polícia Penal. Uma aliança que traz diversos benefícios às pessoas privadas de liberdade do estado, possibilitando que possamos ofertar uma pena digna, justa e respeitosa”, disse.

O diretor da regional administrativa de Ponta Grossa da PPPR, William Daniel de Lima Ribas, reforça que a oferta de cursos profissionalizantes aos apenados é um dos fundamentos de um tratamento penal humanizado. “O tratamento penal humanizado é o que nos dá retornos muito positivos em relação ao comportamento da pessoa privada de liberdade durante e após o seu cumprimento de pena, reforçando nossa missão da melhor forma possível”, conclui.

A sala de aula móvel ficará na PEPG II por 40 dias, proporcionando aos participantes uma valiosa oportunidade de crescimento pessoal e profissional durante esse período.