Polícia Penal firma parceria com comunidade Libanesa em Foz do Iguaçu 15/04/2024 - 17:01

O Projeto Amigurumi Solidário segue rompendo fronteiras e, através do diálogo com os mais diversos setores da sociedade, torna-se como um pilar das políticas públicas de tratamento penal desenvolvidas na região oeste do Paraná.

A parceria da Polícia Penal foi estabelecida com a comunidade libanesa da cidade de Foz do Iguaçu. Representantes do grupo estiveram na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III (PEF III), onde puderam conhecer o funcionamento da unidade, o desenvolvimento de diversos projetos e a produção de amigurumis.

O idealizador do Projeto Amigurumi Solidário, o policial penal José Roberto de Morais foi o responsável por receber a comitiva composta pelos membros:  Ali Hizagi, Abdallah Rida, Dânia Zogueib, Assem Dabeja, Ali Fahs, Ayat Fahs e Ali Farhat.

Os membros da comitiva libanesa se demonstraram bastante surpresos com os trabalhos realizados, e como um ato de generosidade e firmamento de uma parceria com a Polícia Penal, patrocinaram a confecção de 1.300 bonecos a serem distribuídos a instituições beneficentes da região da tríplice fronteira. A doação de materiais não só fortalece a capacidade produtiva do projeto, mas também ressalta a importância da colaboração intercultural na promoção da reinserção social.

Segundo dados do Senado Federal, a comunidade libanesa no Brasil é formada em sua maioria por descendentes, atingindo 10 milhões de pessoas, sendo maior que a própria população do Líbano, que tem 3,5 milhões de pessoas. 

O jornalista e destacado membro da comunidade libanesa, Ali Farhat, um dos responsáveis pela parceria com a Polícia Penal, destaca a importância da cooperação entre os povos que compõem a sociedade: “Nossa comunidade tem orgulho em contribuir com projetos que visam a ressocialização e o bem-estar da população como um todo. Estamos felizes por poder participar ativamente do Projeto Amigurumi e esperamos que essa parceria inspire outras comunidades a se envolverem em iniciativas semelhantes. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais inclusivo a todos”.

O policial José Roberto de Morais frisa a capacidade que o Projeto Amigurumi Solidário tem de unir as pessoas em prol de uma cultura de promoção do bem: “É gratificante ver a união de diferentes comunidades em prol de uma causa tão nobre como esta. A parceria com a comunidade libanesa não apenas enriquece o projeto, mas também promove a integração e a compreensão mútua entre diferentes culturas. Estamos muito agradecidos pelo apoio e pela confiança em nosso trabalho".

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) está de portas abertas para receber iniciativas das mais diferentes comunidades que ajudam a compor a sociedade paranaense. Sempre buscando parcerias que enaltecem a capacidade das pessoas na construção de cultura de paz e respeito.

GALERIA DE IMAGENS