Polícia Penal leva ações de saúde e beleza a mulheres das cadeias públicas de Astorga e Alto Paraná 27/03/2024 - 16:42

Como parte das atividades alusivas ao Mês da Mulher, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) ainda está realizando ações de saúde junto às custodiadas do estado. Na Cadeia Pública de Astorga, foi feita a coleta de exames durante a semana, e na próxima quinta-feira (28), está programada a triagem em saúde mental e odontológica das mulheres privadas de liberdade da unidade.

As ações contam com coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero e testes rápidos de HIV, que podem detectar a presença do vírus causador da AIDS e prevalência de sífilis e fatores de risco associados no sistema prisional feminino.

O trabalho é possível graças a uma parceria com o sistema de saúde público do município de Astorga e faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que objetiva garantir e promover a saúde integral da população carcerária.

Segundo a gestora da unidade prisional, Patrícia Maura Feuser, ações deste tipo oportunizam um ambiente de dignidade e respeito, que auxilia no tratamento penal. "Essas ações têm foco na prevenção em saúde da mulher e têm grande importância na elevação da autoestima das apenadas, que sentem que as pessoas e o sistema prisional se preocupam com elas, com o bem-estar de cada uma", destaca.

A equipe da Cadeia Pública de Astorga conta com dois enfermeiros e quatro técnicos, sendo supervisionada pela enfermeira-chefe do Centro Ambulatorial de Saúde da Regional de Maringá, Daniela Akemy Yokota.

Para Daniela, a realização de exames periódicos vai ao encontro das propostas da Polícia Penal, que são a garantia da saúde e qualidade de vida às pessoas privadas de liberdade: “Essas mulheres merecem um tratamento penal adequado e de acordo com suas necessidades e é isso que nós temos feito”, reforça.

ALTO PARANÁ –  Outra ação de extrema importância dentro das atividades relacionadas ao mês da mulher desenvolvida na Regional de Maringá foi o Curso de Design de Sobrancelhas ofertado na Cadeia Pública de Alto Paraná. A profissional de estética Izabela Miranda, proprietária de um dos mais concorridos salões de beleza de Paranavaí, compartilhou sua experiência com as 23 mulheres privadas de liberdade da unidade prisional.

Com experiência, didática e paciência, Izabela proporcionou momentos especiais para as mulheres, que, além de passarem horas agradáveis, também puderam ver o design de sobrancelhas como uma oportunidade de trabalho depois que cumprirem suas penas.

Para a gestora da Cadeia Pública, Sandreli Ortiz, a iniciativa é importante para o resgate da autoestima, dignidade e, principalmente, uma opção de trabalho para quando forem reintegradas à sociedade: “Este é o principal objetivo sempre das ações da Polícia Penal, é dar um novo sentido à vida das apenadas, retirando-as do mesmo convívio social que anteriormente levaram elas a cometer crimes”.