DEPEN

Educação Básica e Qualificação Profissional

O Departamento  Penitenciário do Paraná ( DEPEN), tem como objetivo viabilizar a educação formal e a qualificação profissional as pessoas em situação de privação ou restrição de liberdade do Sistema Prisional do Paraná.

A educação (o acesso, a permanência e o sucesso) é um direito dos internos presos do regime fechado, semiaberto e demais custodiados  do Sistema Prisional. Para atender a esse direito humano fundamental, o Setor de Educação e Capacitação, vinculado a Divisão de Educação e Produção (DIEPRO) do DEPEN desenvolve uma série de programas, projetos e ações educacionais, com metodologias presencial e a distância,  possibilitando ao custodiado a conclusão de sua escolarização básica, o ingresso no ensino superior e  qualificação para o mundo do trabalho.

O Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná (PEESP) atende às diretrizes nacionais e estaduais e traz, na sua concepção, um modelo de educação prisional mais flexível, integrando Educação Profissional e Tecnológica com a Educação de Jovens e Adultos (EJA),  atendendo às especificidades do sistema penal. 

O DEPEN tem realizado um grande esforço para priorizar as ações educacionais em todos os Estabelecimentos Prisionais possibilitando uma diversidade de ofertas que tem destacado o Estado do Paraná no cenário nacional.

Recomendar esta página via e-mail: