DEPEN

Escritório Social


Escritorio Social


Todos têm direito a uma segunda chance


Inaugurado no Paraná em junho de 2017, o segundo Escritório Social do país presta assistência às pessoas em monitoração eletrônica e egressas do sistema prisional do Estado. A iniciativa faz parte do projeto Cidadania dos Presídios, do Conselho Nacional de Justiça.

A proposta do Escritório Social é reunir em um mesmo local, atendimentos e serviços para dar suporte àqueles, que estão em monitoramento e aos egressos, em diversas áreas, como: saúde, qualificação, encaminhamento profissional, atendimento psicossocial, assistência jurídica e regularização de documentação civil. Dessa forma, aqueles que já deixaram o sistema prisional podem resgatar sua cidadania e vencer as barreiras no retorno à sociedade.

Para realizar este trabalho, a equipe do Escritório Social avalia e monitora as pessoas ali atendidas e também realiza interlocução com outras instituições públicas sempre que necessário.




Reintegração social: uma sociedade mais justa


Para realizar esse acompanhamento às pessoas monitoradas e egressas, o Governo do Estado conta com o apoio das redes municipais e estaduais de Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Assistência Social. Também busca parcerias com instituições (públicas, privadas e do terceiro setor) que possam contribuir para a reintegração dessas pessoas na sociedade.




Responsabilidade social: um dever de todos


Apesar do grande esforço das instituições públicas para o desenvolvimento social, as empresas e instituições privadas e do terceiro setor também podem ajudar, exercendo a responsabilidade social e contribuindo para uma sociedade mais justa e segura.

Assim, as parcerias entre esses setores são essenciais para o funcionamento do Escritório Social, pois a reintegração social só é possível graças à participação de empresas e instituições que estejam dispostas a abrir suas portas para aqueles que passaram pelo sistema prisional, ofertando a eles a oportunidade de recomeçarem suas vidas com dignidade.





Endereço: Avenida Monteiro Tourinho nº1506, Atuba – Curitiba-PR.
Telefones:
3251-3133
3251-3124
E-mail: esocial@depen.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: