DEPEN

1 - Notícias

28/05/2018

Penitenciárias de Cascavel realizam audiências por videoconferência

Com o objetivo de reduzir o número de deslocamento de presos, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), em parceria com o Tribunal de Justiça (TJPR), realizou quatro audiências por videoconferência na Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), na última semana.

Segundo o secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, a intenção é oferecer condições para que todas as penitenciárias possam utilizar o sistema de videoconferência. Segundo ele, o objetivo é reduzir o número de profissionais de segurança e viaturas envolvidas no processo.

“Existe um número muito alto de escoltas realizadas diariamente nas unidades penais. A nova prática evita o transporte de presos, economiza tempo e recursos públicos”, disse o secretário.

“As penitenciárias de Curitiba e Região Metropolitana já dispõem de estrutura para a realização das videoconferências. Agora estamos trabalhando para alcançar todo o Estado”, explica o diretor do Depen, Francisco Caricati.

CASCAVEL - O novo sistema de videoconferência está atendendo presos das duas penitenciárias de Cascavel, PIC e PEC, até que uma estrutura similar seja instalada também na PEC, o que deve ocorrer nos próximos dias. “Desde novembro estamos realizando testes, todas as audiências foram realizadas com a tecnologia, segurança e economia necessária”, afirma o diretor da PIC, Valdecir Glalik.

As audiências foram acompanhadas ainda por advogados que fizeram a orientação prévia e defesa dos réus.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.