DEPEN

1 - Notícias

06/06/2018

Nova Corregedora-Geral do Departamento Penitenciário toma posse

A advogada Lúcia Beloni tomou posse nesta terça-feira (5), no cargo de Corregedora-Geral do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). A cerimônia aconteceu na sede da OAB Paraná, em Curitiba.

O termo de posse foi assinado na presença do secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Hélio de Oliveira Manoel, representando a governadora Cida Borghetti, do presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, o procurador de justiça, Gilberto Giacoia, o diretor do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, delegado Francisco Caricati, e o vice-diretor do Depen, Thorsthein Ferraz.

“Lucia foi escolhida para ocupar este cargo pelo trabalho excepcional que realizou na área prisional ao longo de sua trajetória. Ela reúne todas as qualidades necessárias para essa missão tão importante, principalmente o sentimento de humanidade que deve nortear todas as nossas ações”, afirmou o secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Hélio de Oliveira Manoel.

“Assumo esse cargo com humildade, serenidade e enorme sentimento de responsabilidade”, disse a nova corregedora. “Me comprometo a fazer o máximo, dia e noite, na busca intransigente da efetivação da justiça real, de todos e para todos. Contem com o meu idealismo, com a minha vontade profunda de aprender e humanizar o sistema penal de nosso estado”, afirmou.

O diretor do Depen, Francisco Caricati, enfatizou que os princípios anunciados por Lucia Beloni são os mesmos que motivam a atual equipe. Segundo ele, o propósito de todos é tornar o Depen do Paraná uma referência para todo o país. “É um prazer e uma honra para o Depen recebê-la”, diz Caricati.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, falou da satisfação da Ordem dos Advogados do Brasil em realizar o ato, lembrando que foi a primeira vez que a OAB abriu as portas para a posse de um integrante do Poder Executivo. “É a pessoa certa no lugar certo. Se a intenção é humanizar o sistema, não existe pessoa mais humana”, destacou Noronha.

HISTÓRICO - Com mais de 30 anos de experiência, a nova corregedora possui diversas especializações na área do direito penal e penal processual, foi presidente da Comissão de Estabelecimentos Prisionais da OAB Paraná, coordenadora do projeto OAB Cidadania e membro do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná. Ainda, recebeu diversas premiações ao longo da carreira.

CORREGEDORIA - O trabalho da Corregedoria consiste na investigação de infrações disciplinares praticadas por servidores lotados no Departamento Penitenciário, atua também, no assessoramento da direção, pesquisa jurídica e normatização de procedimentos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.