DEPEN

1 - Notícias

31/10/2018

Em Ponta Grossa presas participam de ações de prevenção ao câncer de mama

Presas custodiadas em cadeias públicas da região dos Campos Gerais participaram durante o mês de outubro de ações de prevenção e combate ao câncer de mama. O objetivo foi de compartilhar informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Segundo o coordenador regional do Departamento Penitenciário, em Ponta Grossa, Luiz Francisco da Silveira, todos os anos ações dessa natureza são desenvolvidas no sistema prisional da região, a novidade deste ano é a participação das cadeias públicas e, ainda, a extensão das atividades também para as servidoras públicas que atuam nessas unidades.

“Criamos o Projeto Médico Itinerante que conta com o auxílio de um médico voluntário que irá percorrer todas as cadeias públicas da região com o objetivo de intensificar o atendimento a homens e mulheres. Porém, nesse mês de outubro priorizamos o atendimento às mulheres. O médico, Samuel Lessa, que foi agente penitenciário e trabalhou na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, se dispôs a nos ajudar nesse trabalho”, afirma o coordenador.

“O sucesso do outubro rosa deste ano foi possível pelo empenho e dedicação de parceiros, que unidos à iniciativa pública fortaleceram o programa”, comemorou a enfermeira Elisângela Cason Erlich, responsável pela coordenação das ações.

As ações do Outubro Rosa contaram também com a participação da Secretaria Estadual da Saúde e foram realizadas nas cadeias de Telêmaco Borba, São Mateus do Sul, Ortigueira, Castro, Sengés e Ponta Grossa. Foram realizadas palestras, rodas de conversa, exames e ações em saúde em geral.

CAMPANHA - O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra esta doença. Todos os anos, o Governo do Estado promove ações durante o mês para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.