DEPEN

2 - Divulgação

09/11/2018

Depen assume novas carceragens com 6 mil presos

O Departamento Penitenciário do Paraná assumiu definitivamente a gestão de 37 carceragens que antes eram administradas pela Polícia Civil. A transferência de cerca de 6 mil presos ocorreu após a assinatura de decreto pela governadora Cida Borghetti, na última quarta-feira (7). A transição da gestão deve ser regulamentada por uma resolução nos próximos dias.

O diretor do Depen, Francisco Caricati, explica que não haverá retirada de servidores das penitenciárias para o atendimento das carceragens, uma vez que recentemente foram contratados 1.156 agentes de cadeia pública por processo seletivo (PSS).

“Planejamos a distribuição e otimização desses recursos humanos para atender as carceragens, e ainda, disponibilizar parte desse pessoal para atuar nas unidades penais, ou seja, não haverá qualquer prejuízo as penitenciárias, ao contrário, haverá mais servidores”, explica Caricati.

Segundo o diretor, agora o Depen terá condições de aprimorar o trabalho e oferecer melhores condições aos presos. “Nas carceragens teremos a possibilidade de fazer uma classificação prévia desses detentos para encaminhá-los para uma penitenciária de acordo com seu perfil”, explica.

Para custear a alimentação, manutenção do prédio e outros gastos com os presos, o orçamento que era destinado para a Polícia Civil será transferido agora ao Depen. Já com relação a outros serviços como escolta e guarda externa, não haverá nenhuma mudança.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.