DEPEN

1 - Notícias

21/08/2020

Sistema prisional conta com novos 70 profissionais técnicos

O sistema prisional de Paraná passa a contar com mais 70 novos profissionais técnicos das áreas de direito, administração, psicologia, serviço social e pedagogia. Eles vão trabalhar diretamente no atendimento ao egresso, que deixa o sistema prisional, com ou sem monitoração eletrônica, e que necessita se reintegrar à sociedade.

“Há muito tempo estamos buscando técnicos para atuar com pessoas que acabaram de sair do sistema penitenciário e que, por isso, necessitam de todo o apoio e cuidado para que não reincidam na criminalidade”, afirma o diretor do Depen, Francisco Caricati.

Os profissionais selecionados integram o Programa de Residência Técnica da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Os atendimentos aos egressos fazem parte das atividades práticas dos residentes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública, que serão supervisionados por professores orientadores. Os profissionais participantes, além do curso, recebem ainda uma bolsa-auxílio e vale-transporte.

Ao longo dessa semana os profissionais puderam conhecer as instalações e as equipes nas quais irão atuar. Todo o trabalho será realizado nas dependências dos Complexos Sociais, que são estruturas do Depen, em todo o Estado, que integram os serviços ofertados pelos escritórios sociais e patronatos penitenciários.

Em Curitiba, a apresentação ocorreu nesta quarta-feira (19) e contou com a participação de representantes do Depen, patronato, escritório social e, também, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Por conta da pandemia, a maior parte das apresentações foram por videoconferência.

“O objetivo é que esses profissionais integrem as equipes multidisciplinares já existentes nas estruturas do Depen, eles vão reforçar as equipes e serão supervisionados também por nossos servidores”, explica a coordenadora dos Complexos Sociais do Depen, no Estado, Irecilse Drongek.

Doze municípios serão contemplados com profissionais: Curitiba (8), Cascavel (6), Londrina (8), Foz do Iguaçu (8), Francisco Beltrão (4), Guarapuava (7), Paranavaí (7), Campo Mourão (4), Maringá (7), Ponta Grossa (7) e Cruzeiro do Oeste (4).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.