DEPEN

1 - Notícias

14/09/2020

Depen inaugura em Guarapuava 20º Telecentro de ensino a distância

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) inaugurou um Telecentro na Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão (PEG-UP), na última semana. O espaço, destinado a oferta de cursos de Qualificação Profissional e Educação Superior a distância, é o 20º Telecentro do sistema prisional paranaense. Por conta da pandemia, o evento de inauguração do espaço foi realizado em ambiente virtual.

HISTÓRICO – Os telecentros foram implantados a partir de 2012 por iniciativa do Setor de Educação e Capacitação do Depen em parceria com a Superintendência Geral de Inovação da Casa Civil e Celepar. A partir de 2017, somou-se a essas parcerias, a Associação dos Juízes Federais (AJUFE) e o Instituto Mundo Melhor (IMM), os quais já contribuíram com a instalação de cinco Telecentros, dois em Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Piraquara.

“Essas parcerias são importantes para ampliarmos os atendimentos educacionais dentro do sistema prisional e o telecentro da Penitenciária Estadual de Guarapuava – Unidade de Progressão, soma-se aos outros 19 espaços já instalados, oportunizando aos privados de liberdade, maior possibilidade de continuidade de estudos e qualificação profissional a distância.”, explicou o diretor do Depen, Francisco Caricati.

Ainda segundo o diretor, de agosto de 2012 até 2020, já foram realizados mais de 27 mil cursos nos Telecentros. Somente neste segundo semestre de 2020, 52 alunos privados de liberdade cursam Ensino Superior nesses espaços.

“Uma das metas do Setor de Educação é a instalação dos telecentros nos estabelecimentos prisionais, pois o laboratório de informática é uma ferramenta importante para diversificar o atendimento da educação e atender um número maior de privados de liberdade. Esse evento foi fundamental para a ampliação de novos telecentros no sistema prisional, pois os parceiros presentes, acreditam na importância da educação para as pessoas privadas de liberdade”, enfatiza Ismael Meira, Chefe do Setor de Educação e Capacitação do Depen.

CURSOS - O Instituto Mundo Melhor (IMM) disponibiliza mais de 160 cursos de iniciação e qualificação profissional, online e gratuitos, para o sistema prisional. Esses cursos são ofertados desde 2012, por meio de convênio com o Depen/Sesp e, a partir de 2017, também, por meio do Projeto “AJUFE por um Mundo Melhor”.
Segundo o presidente da AJUFE, Eduardo André Brandão, a iniciativa “permite não só que o apenado seja inserido no mercado de trabalho, mas contribua também para a diminuição da reincidência e ressocialização do preso, e a associação continuará à disposição dessa iniciativa tão importante”, disse ele.

“Estamos orgulhosos de fazer parte desta união de forças para levar aos cidadãos aprisionados a oportunidade de formação e qualificação com cursos a distância e a diminuição em suas penas. Podem contar com a nossa estrutura, junto com a Celepar, para viabilizar, instalar e manter os telecentros no Paraná. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos nesta corrente educacional e social em nosso Estado”, afirmou o superintendente geral de Inovação da Casa Civil, Henrique Domakoski.

O Diretor da penitenciária, Renato Silvestre, encerrou a solenidade. “O telecentro vem coroar o trabalho desenvolvido nesta Unidade de Progressão que trabalha incessantemente para devolver a pessoa em conflito com a Lei de forma melhorada para a sociedade. Ficamos felizes pela parceria com a AJUFE e demais envolvidos que nos brindaram com os recursos para este projeto que será intensamente utilizado de forma a bem instruir nossos sentenciados, preparando-os para o mercado de trabalho”, comemorou Silvestre.

PRESENÇAS - O evento contou com a participação do Presidente da Associação dos Juízes Federais (AJUFE), Eduardo André Brandão, da Juíza Federal e Diretora do Foro de Guarapuava, Marta Ribeiro Pacheco, do representante da Superintendência Geral de Inovação da Casa Civil, Leonardo Franceschi e a Presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirley Pauliki.

Também participaram da inauguração representando a Justiça Federal o ex-presidente da AJUFE, Antônio César Bochenek, a Diretora Patrícia Panasolo e o juiz federal Rafael Wolff. Representando a Superintendência Geral de Inovação da Casa Civil participaram os assessores, Leonardo Franceschi e Thiago Silva. Participou da inauguração, o coordenador do Programa Telecentro do Estado do Paraná, Maurício Ferreira. Ainda, o Instituto Mundo Melhor foi representado pelo coordenador geral, Orion Barbosa e a Gestora do AVA, Fernanda Matos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.