DEPEN

1 - Notícias

10/11/2020

Depen faz transferência de 100 presos entre penitenciárias de Piraquara

O Departamento Penitenciário do Paraná fez a transferência de 100 presos na manhã desta sexta-feira (06/11), entre as unidades I e II da Penitenciária Estadual de Piraquara. O objetivo da ação foi de reclassificar presos de acordo com o perfil criminal e de periculosidade. Cinquenta deles foram para a PEP 2 e outros cinqüenta para a PEP. 

“Para que possamos oferecer um tratamento penal adequado precisamos separar esses presos de acordo com o seu perfil, assim como determina a lei. Isso assegura atendimento para aqueles que realmente desejam se recuperar”, afirmou o diretor do Depen, Francisco Caricati.

Segundo o coordenador regional do Depen, em Curitiba, Alisson Souza de Andrade, a ação foi organizada pelas direções e equipes de segurança das duas unidades penais. “A escolha dos presos que foram transferidos obedeceu a critérios técnicos, de acordo com comportamento e análise de inteligência. Os presos transferidos ficarão em período de adaptação durante 30 dias”, disse Andrade. 

“Organizamos a ação e executamos a transferência com o apoio do Serviço de Operações Especiais do Depen (SOE), dos agentes do Grupo de Segurança Interna (GSI) das duas penitenciárias, além do Batalhão do Choque da Polícia Militar”, explicou o vice-diretor da PEP1, Olival Monteiro. 

“Realizamos a transferência de forma tranqüila e organizada, sem qualquer intercorrência. A movimentação interna dentro das unidades foi realizada pelos próprios agentes, sem necessidade de apoio externo. O objetivo é facilitar o trabalho de ressocialização e também garantir a segurança das unidades”, enfatizou o diretor da PEP2, Rogério Orem de Andrade.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.